domingo, 10 de maio de 2009

bicicletas!

UM FERIADÃO A CADA DIA

nessa reportagem, a matéria da gazeta falam sobre o impacto que o fluxo de carros de alunos das universidades causa para a cidade; isso é importante colocar em pauta porque o povo tá muito acostumado - e me incluo neste povo - a ir de carro pra faculdade, na maioria das vezes sozinho (carro com apenas um ocupante). outra coisa que é praxe é "passar no vestibular e ganhar um carro"... fui pra florianópolis esses dias e lá na ufsc rolou uma campanha, pros calouros, chamada "um calouro a mais, um carro a menos"... e uma tbm "dê uma bicicleta ao seu filho calouro", para os pais... e distribuiram uma porrada de coisa com isso... tentando mudar um pouco esse costume que tem fodido cada vez mais com o trânsito... quantos não poderiam ir a pé, de bicicleta, ou de carona mesmo!?


FALTAM INICIATIVAS NAS INSTITUIÇÕES

essa matéria fala da contra-partida que algumas universidades tão fazendo; a FAE, por exemplo, estabelece 3 ou 4 horários diferentes pra entrada e início de aulas, pra não rolar tanto congestionamento. da Puc, tem duas iniciativas: a primeira o "carona solidária", onde vc vai lá, se for disposto a dar carona, deixa teu nome e endereço e outros alunos tbm se cadastram, os que gostariam de pegar carona. A PUC cruza os dados e vê quem pode dar carona pra quem, diminuindo assim o número de veículos que vão pro campus. Isso já acontece em cidades da Europa, com Paris, por exemplo... ao contrário do que se pensa primeiramente (na questão da segurança) na maioria dos casos os caronas são conhecidos ou criam-se laços de amizade e tals e, além da socialização, o trânsito fica infinitamente menor... É oportuno lembrar que a Puc, no ano passado, destruiu a pista de atletismo deles para ganhar espaço para estacionamento...
A outra medida que eles (um campus de 25 mil alunos) tão tomando é aumentar de 86 para 110 o número de vagas para bicicletas... assim, esperam incentivar o uso de bicicletas por alunos da faculdade... ! enfim, vcs sabem como é neh... isso é bastante, na cabeça deles...


CICLOVIAS PODEM SER PEDRA NO SAPATO

essa última matéria fala sobre a falta de contra-partida da prefeitura, no caso das ciclovias... ou seja, não adianta só a universidade se preparar para receber e estimular os alunos a irem de bicicleta, mas é preciso que a cidade também ofereça condições para isso!

post escrito pelo nosso querido Nelson... não esqueçam de comentar, e lembrem, se quiserem postar alguma coisa aqui no blog é só mandar um email ou comentar!

10 comentários:

Thiago Maso disse...

acho que atitudes como essas sao obrigatorias, e infelizmente moro a 3km da federal e vou de carro, o que é uma vergonha....

mas um grande problema na questão do urbanismo é a densificacao das cidades - muitas vezes somos impedidos de meios alternativos de transporte - ou até mesmo de usar ruas diferentes com o carro - por causa das distancias entre os eventos que pretendemos ou a falta de opcoes para se chegar lá...
como o planejamento urbano poderia repensar isso?

Nadia disse...

Falta ousadia... e por parte de todo mundo.
Por que vc thi que mora a 3km da univerdade ou eu que moro a 30km nao podemos usar a bicicleta como meio de transporte a partir de amanha?
Por que um órgão de planejamento urbano como o Ippuc nao implantou um sistema cicloviario há 10 anos?

Nelson disse...

bom, acho que o importante sobre esse tema nao eh 8 nem 80. eh preciso intesificar o uso de modais diferentes de transportes mas nao podemos achar que apenas um - no caso a bicicleta - pode resolver todos os problemas. um estudo da Uniao Europeia diz que a bicicleta eh o meio mais vantajoso de transporte em deslocamentos `porta a porta` de ate 5 km. Entao vc, thiago, sim eh uma vergonha... poderia muito bem cumprir o trajeto ateh a ufpr de bike. ja para a nadia, poderia existir a integracao. ela poderia ir de bike ate um lugar onde ela so tivesse qeu pegar um onibus, por exemplo, e nao os dois ou tres que pega cada vez qeu tem que vir ate a faculdade... nesse caso a prefeitura ou ippuc deixa a desejar, no que diz respeito a infra pra ela poder pedalar com seguranca e lugar pra deixar a bike...

Nelson disse...

a discussao sobre o uso da bicicleta eh maior, nao apenas andar ou nao andar... mas como podemos melhorar a mobilidade nas cidades, como podemos trabalhar com essa questao da densificacao das cidades (que no caso da muitas delas eh praticamente incorrigivel, por ja estarem consolidadas). o carro nao eh vilao propriamente dito, desde que seja utilizado com inteligencia e um pouco de generosidade. quantas pessoas poderiam trocar seu carro por uma bicicleta para esses trajetos curtos, alem do thiago? quantos poderiam dar carona pra alguem e colaborar para que as ruas nao ficassem cheias de carros vazios, com apenas uma pessoa dentro? os orgaos publicos pecam sim, mas e a contra-partida? nao podemos comecar fazendo alguma coisa?

Moah disse...

Sobre a UFPR: "Além dos bicicletários – que têm câmeras de segurança e guardas que evitam furtos – a instituição tem o ônibus Intercampi..."
onde isso???..no politécnico tem uns pedaços de ferro no chão e só.
Eu acho q a bicicleta não tem vez. Esse é o problema, as ruas são para os carros, calçadas pros pedestres ciclovias nunca são exclusivas e são pra andar domingo de manha com um sol ameno.

Ciclofaixas Já!
Fácil implantação, flexibilidade no trajeto, sem invasão de pedestres e carros..aí sim os coitados dos ciclistas não serão mais atropelados..rrsrs

Nadia disse...

e o que a Prefeitura de Curitiba diz:

http://www.curitiba.pr.gov.br/Noticia.aspx?n=16298

Nelson disse...

hahahaha...

eles podiam pelo menos corrigir o título, porque o resto...

poderia ser "canaleta da linha verde é nova opção para ciclistas"

eu passo por ali quando vou pra faculdade de carro... a maioria dos ciclistas (e não estamos falando aqui daqueles que pegam sua bike só pra ir daqui ali de qualquer jeito, mas principalmente daqueles que realmente usam a bicicleta como meio de transporte, que possuem uma bicicleta cara e equipada e andam com capacete e todos os adereços recomendados) vai pela canaleta! por que!? porque é o único lugar onde a bicicleta não é tratada como um meio de lazer - não faz zig-zag, por entre plantinhas recém plantadas... -, para passear com as crianças no domingo de manhã, como o Moah disse...

mas pensar que a gente depende de uma canaleta que realmente devia ser exclusiva para ônibus para poder usar a bicicleta é deprimente...


nota rápida: Moah, a ciclofaixa não é necessariamente a melhor saída; na real, a ciclovia (via EXCLUSIVA para circulação de ciclistas) é a melhor - não se deixem levar pela nomenclatura adotada pela Prefeitura de Curitiba: o que existe em aqui são passeios de trânsito compartilhado, entre pedestres e ciclistas, o que todos sabemos, não funciona quando o objetivo do ciclista é se deslocar com segurança e uma certa velocidade... A ciclovia é a melhor saída pois há separação física (como um canteiro, por exemplo) entre carros e bicicletas. Sabemos, no entanto, que muitas cidades não têm espaço para construí-las; ciclofaixas aparecem como solução viável; mas há outras modalidades também, como rotas preferenciais, vias com sinalização de trânsito compartilhado, etc...

Nelson disse...

po, galera... foi mal, mas vai ser mais uma vez só... haha


certeza que o cara que elabora o site da prefeitura passa o dia se divertindo enquanto cria personagens e falas, como as que estão na reportagem que a nadia colocou ali acima... haha...

pelamordedeus!

Thiago Maso disse...

o nelson ta todo pimpão ai...

Nadia disse...

meu eu tenho certeza que ficam criando mesmo...!