terça-feira, 26 de maio de 2009

Pavilhão Brasileiro em Shangai 2010



Saiu o resultado do concurso (que ninguém ficou sabendo) para o Pavilhão Brasileiro na Expo 2010 Shangai.

"Como o tema da exposição universal é "Better City, Better Life" (em tradução literal, "Cidade Melhor, Vida Melhor"), o projeto vencedor é baseado nas "Cidades Pulsantes" do Brasil. Segundo informações de Marcel Tanaka, arquiteto do escritório Fernando Brandão Arquitetura + Design e colaborador do projeto, a fachada do pavilhão, na forma de um parêntese invertido, representa justamente essa pulsação. "Em desenhos animados essa forma sempre representa algo vibrando, pulsando. Por isso, desenvolvemos essa fachada", explica Tanaka."

Interessante comparar com os Pavilhões escolhidos de outros países (detalhe para o da Dinamarca, do BIG)

Nos comentários, o que você achou do projeto e sobre este (e outros) concursos...

22 comentários:

Thiago Maso disse...

Na minha opiniao, esse projeto representa bem a atual arquitetura Brasileira...
o concurso não foi aberto nem divulgado, nao se sabe de sua autonomia e transparencia...

o projeto é muito fraco - baseado num conceito, na minha opiniao, bastante "futil" (por nao encontrar palavra nao-depreciativa) - desenho animado/parenteses/pulsante? enfim...
tecnologicamente, eh um barracao com uma fachada mais ou menos pensada, demonstra toda a evolucao tecnica do nosso pais... e principalmente, o programa - como podemos ver nos outros belissimos renders, os espacos nao tem qualidade nenhuma e carregam exemplos toscos do pensamento e producao brasileiros, por exemplo a sala da TV la com as imagens mais obvias do Brasil, continuando com estereotipos...

infelizmente essa é a arquitetura brasileira.. vazia por dentro e por fora, sem critica, sem conteudo. Ainda prefiro o dinamarques...

Thiago Maso disse...

ah, e a melhor referencia à desenho animado é a bola de futebol, que parece aquelas bombas com o paviozinho aceso... o cara se deu ao trabalho de detalhar isso no render... sensacional...

Unknown disse...

sinceramente?!
uma merda..........apesar de eu gostar da rede das livrarias cultura, isso me parece um lob da asbea...
a configuração das madeiras sobrepostas naum lebram em nada nosso artesanato... tah mais pra um artesanato ventido e cosmopolita pra gringo comprar soh pq eh verde e amarelo.... edificio feio pra porra, e naum passa a ideia de punção! de novo, conceito e forma são confundidos... as madeiras recicladas saum pindadas com oq?! tinta de chumbo? e podiam ter escolhido um verde melhor....
mas o pior são as figuras da hebe e do silvio santos na sala de televisão!os outros escapaços naum parecer ter ordem cenografica nenhuma... e a fonte escolhida para escrever BRASIL.. da havaianas?!?!?! o verde e o amarelo ateh entendo, mas e o vermelho!? pagar um pau pros comunistas!? pelo menos dah para usar de arvore de natal...

naum curti... talvez ao vivo seja melhor....

agora, concurso no brasil naum estah me parecendo taum correto quanto os de fora... naum sei se correto eh a palavra certa... mas convenhamos... jah esxite uma "arquitetura de concurso da Asbea/iab"... por isso naum eh dificil ver escritorios fazendo que nem a gnt faz em projeto na faculdade, entregar alguma coisa que agrade, e naum algo que seja mesmo seu... porem naum tenho experiencia em corcursos, falo como um mero expectador....

Unknown disse...

ah, naum acho que represente a nossa arquitetura.. apesar de estarmos muuiito fracos, ainda nossos arquitetos ( e jovens ) transmitem um certo "peso" em suas obras...
mas esse daih tah por fora....
ele naum fez uma das coisas que eu acho basicas para um arquiteto : leitura da realidade.... e ele naum entende nd de brasil..

Anônimo disse...

Primeiro....
não existe arquitetura brasileira... existe boa ou má arquitetura...
Segundo quem pensa que malabarismos arquitetonicos = boa arquitetura está enganado...
É melhor estudar arquitetura...

Unknown disse...

thiago, se for vc o anonimo dizendo isso pra causar... hauhauhauhauahuahuahuahuahauhuaha

sim, de fato, naum existe arquitetura brasileira, existe produção arquitetonica brasileira, seja ela boa ou má.

segundo, malabarismos arquitetonicos podem ser boa ou má arquiteura, uma vez que naum eh isso que justifica a qualidade de uma obra.....

gustavo disse...

Bela colocação yoshi...
acredito que o projeto do big é um projeto fantástico... porém não possuimos a técnica necessária para realizar um projeto desse...
o problema é a falta da divulgação desse concurso... quantos projetos melhores não poderiam surgir... queria ver esse pavilhao feito pelo buci, tryptique, una, puntoni, Hector Vigliecca, ... entre tantos outros bons arquitetos que estão por aqui...

Unknown disse...

Big - Danish Pavilion

http://www.youtube.com/watch?v=Ev9ZbPULhOY&eurl=http%3A%2F%2Fwww.archdaily.com%2F6465%2Fdenmark-pavillion-for-shangai-expo-2010-big%2F&feature=player_embedded

Finland Pavilion

http://www.youtube.com/watch?v=SiM7cy98T60&feature=related

Swiss Pavilion

http://www.youtube.com/watch?v=J1MsIXFqvWA&feature=related

e sem falar dos outros...q tirando o do coelho( Macau Pavilion), fikaram bons... o brasil vai passar vergonha...

ps: viram algumoutro pavilhã que precisou escrever o nome do pais na frente? ou usar simbolos batidos? sei lah... decidam...

1berto disse...

hahahah... curti o comentário do anônimo, deve ser o thiago só pra causa mesmo... tá certo que malabarismos não fazem uma boa arquitetura, mas entre malabarismos, essa vergonha renderizada no paint ou um coelhinho inflável, eu fico com malabarismos... os pavilhões dos países nórdicos realmente tão muito bons... e acho que nesse caso não é falta de técnica como o Gaspari disse... afinal, todos tem autocad, 3dmax e trabalhadores semi-escravos chineses pra monta a obra por lá... mas como o thiago disse, isso reflete bem a arquitetura de ASBEA/IAB que aparece em toda AU e Projeto ultimamente, e por isso, como a função de um pavilhão é passar a realidade do país, o projeto tá honesto... hahahahaha

Unknown disse...

Bom, acho que a galera já disse tudo.
Mesmo com nossa limitações técnicas daria pra fazer muito melhor, é só você ver a biblioteca da PUC-RJ feita pelo Angelo Bucci se não me engano, ou a Petrobrás do Viglieca, sem falar ainda dos "malabarismos" que o Niemeyer fez e ainda faz (já sem a mesma genialidade) com o concreto armado. Realmente treliça tipo terminal não é a nossa realidade. E se for falar de conceito, eu divido, mas duvido mesmo que essa forma tenha surgido do parênteses invertido, e as fotos da Hebe e a Bola de futebol já me deixaram sem vontade nenhuma de ler o "memorial".

Thiago Maso disse...

hahah po!
qualquer coisa q falam ai acham q sou eu...
nao fui eu, nao seria anonimo e NUNCA seria contra malabarismos hahahah... quem me conhece sabe q eu nao posso ser contra.. hahaha
e existe arquitetura brasileira sim, e ela eh basicamente ruim... 99% dos projetos construidos no brasil sao pateticos do ponto de vista de qualidade (ta, aposto q na dinamarca com o BIG e o JDS esse numero deve cair pra uns 85%)... os teoricos, infelizmente, nao sao "arquitetura" na minha opiniao...

mas esse projeto continua sendo uma porcaria. e boa colocacao sobre a fonte "havaianas"
eeee venturi venturi... sempre mal interpretado....

Thiago Maso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelson disse...

hahaha...

po, sacanagem demais um prédio desse representando o brasil ou arquitetura brasileira - ou o que quer que seja...

o que preocupa um pouco mais é saber que os projetos desses pavilhões de "feiras" (não achei outro termo melhor) internacionais geralmente trazem algo novo, ou talvez algo diferente, mas que tenha alguma ligação, alguma referência ou, na pior das hipóteses, tenha sido feito por algum "bom" arquiteto de cada país... ligação qualquer dessas que não é visível nem pelas cores - podíamos dizer que era da jamaica ou austrália... haha... e dizer que a curvatura em "parênteses" se referem às curvas da ópera de sidney! haha... acho que achei uma justificativa melhor praquele desenho...

enfim, entre mortos e feridos, o foda é que nós sabemos que isso nem em pesadelo representa nada do brasil... mas pra quem for a Shangai...

=(

gustavo utrabo disse...

Um arquiteto chamado Paulo Mendes da Rocha, que não por acaso ganhou o premio pritzker http://www.pritzkerprize.com/laureates/2006/index.html (assim como koolhaas e outros ) disse em entrevista aos alunos da UFPR e a folha de São Paulo que NÃO EXISTE arquitetura brasileira...
Bom há uma probabilidade de ele estar errado ... mas não acredito que academicos (me incluo plenamente aqui) que nunca edificaram nada ou ainda sofrem elubriações de genio não descoberto possam realemte ter bases para descordar...discutir a razao da problemática isso sim.. COncordar não necessariamente significa a passividade intelectual ...
Viva a arquitetura brasileira (com malabares por favor) que estamos fadados a fazer em uma sub sub sub capital cultural!!!

Thiago Maso disse...

hahaha ta gustavo... nao quero ter que discordar dele... mas pensa bem.. a arquitetura que é feita aqui, com a cultura, modo de pensar, educação e principalmente mao de obra (desde arq. até o servente), na minha opinião é brasileira... nesse sentido que eu digo que existe, e q ela é ruim, em geral. Acho que uma boa discussão ai seria definir arquitetura - usando o "definir"do tschumi, ou um modo de encarar do Albert Kahn que eu acho bem legal, sobre a diferença entre construção e arquitetura, sobre questões de significação, intenção, conceituação ou meramente "empilhar tijolos".

Mas também acho que nao podemos descrever a arquitetura brasileira de modo "formal" no sentido tipo, =niemeyer=arq brasileira, ou os paulistas ou cariocas.. acho que a arquitetura sempre foi um fenômeno global de respostas locais... sempre se teve a influencia francesa/americana/holandesa ou que quer q seja na arquitetura brasileira/francesa/americana/holandesa... ficou claro ou eu me perdi? haha

enfim... o predio continua sendo muito feio... e cada vez que eu vejo eu me decepciono ainda mais

1berto disse...

"Por orientação da Apex, foram convidados para o concurso os 65 primeiros escritórios associados à AsBEA que aderiram ao Convênio de Cooperação. Entre os convidados, dez escritórios manifestaram interesse em participar do processo, sendo que três disputaram a final: Fernando Brandão Arquitetura + Design, Nexo Arquitetura e Construções e TRIA - Sistemas de Arquitetura."

esse aí é o que tá escrito ali no site da PINI. Acho que justifica em parte o alto nível da proposta e a grande divulgação do concurso....

GUSTAVO UTRABO disse...

http://concursosdeprojeto.org/2009/05/22/concurso-expo-xangai-2010-br/

Unknown disse...

A Hebe ainda não morreu???

Pelo menos todo mundo vai saber que no Brasil se joga futebol

E vendo pela perspectiva da foto, vai bombar o pavilhão

Na real postei só por postar, pq não sei de nada, e to curtindo continuar sem saber, mas agora com palavras mais bem trabalhadas e frases de impacto
aehuaue

e o gustavo nAo era o Gaspari Humber

Gabs! disse...

Antes o pavilhão brasileiro que o de Macau >.<

Até o do méxico tá com muito mais conteúdo. O nosso é um barracão com fachada legalzinha. Sem contar o render do cara... pqp meu, olha a qualidade da apresentação dos outros. ¬¬

Agora, o austríaco, dinamarquês e o do foster destruíram O.O

Unknown disse...

O pavilhão não é só ruim. Ruim seria se qualquer um de nós, estudantes, tivessemos o feito. Um modelo que deveria servir de inspiração para os outros paises sobre a cultura de uma nação, não atinge nem um equilibrio entre discurso e forma. Deste modo não podemos esperar nenhum resultado razoável de qualquer um dos dois. O pavilhão é péssimo e acho que deveriamos mandar uma carta pra asbea criticando essa palhaçada. Sinceramente, aceitar que o Brasil tenha sua arquitetura (ou falta dela) representada por uma maquete de chicletes de menta é jogar nosso diploma no lixo.

andrea berriel disse...

Gente, agora sim! Esta discussão está ótima! :) kkkkkkkkkk Pavilhão? Tá mais pra barracão mesmo e é horrendo. Não que eu seja contra o feio em si... A Lina mesmo defendia, em determinados momentos o direito ao feio, como no brutalismo... mas havia um sentido naquilo, como vocês sabem. Nada, nada se compara à feiura dessa cesta verde... quase tão despropositada quanto os milhares de prédios neo-bobos de Curitiba. Mandem a carta mesmo, apoio! Mas construam uma argumentação inteligente e bem escrita, pra apavorar! :) Profª Andrea Berriel

renate disse...

http://www.piniweb.com.br//construcao/arquitetura/arquitetos-questionam-concurso-para-expo-xangai-2010-140299-1.asp